sábado, 15 de janeiro de 2011

Tratamento da osteoporose



O tratamento da osteoporose é baseado na redução da destruição/re-absorção óssea e/ou no estímulo a formação óssea. Existem diversos tipos de tratamento que podem ser utilizados isoladamente ou de forma associada.
Medicamentos para osteoporose:
  • Terapia de reposição hormonal. A terapia de reposição hormonal, em especial o uso de estrogênios, foi uma das principais formas de tratamento da osteoporose até a poucos anos, mas devido a questões relacionadas a sua segurança seu uso vem sendo questionado.
  • Opções de tratamento de reposição hormonal podem ser discutidas com o médico para avaliação do melhor tratamento para cada pessoa.
  • Bisfosfonatos. Medicamentos utilizados no tratamento da osteoporose por inibirem o processo de re-absorção óssea, podendo levar até mesmo a um aumento da densidade óssea. Dentre os bisfosfonatos estão alendronato, risedronato e ibandronato.
  • Raloxifeno. Esta medicação é considerada um modulador do receptor de estrogênio. Seu mecanismo de ação está em mimetizar a função do estrogênio para aumentar a densidade do osso, sem afetar os riscos associados a terapia de reposição hormonal, como câncer de útero.
  • Calcitonina. Hormônio produzido pela glândula tireóide naturalmente reduz a re-absorção óssea. O seu uso na forma de suplementação por meio de spray nasal ajuda a prevenir a perda óssea e a combater a osteoporose.
  • Tamoxifeno. Hormônio sintético é usado para tratar câncer de mama. Embora o tamoxifeno bloqueie o receptor de estrogênio no tecido mamário, seu efeito nos ossos é parecido com o estímulo estrogênico, reduzindo a perda óssea e auxiliando no tratamento da osteoporose.
  • Teriparatide. Este medicamento foi recentemente aprovado pela agencia norte-americana de medicamentos (FDA). O teriparatide é análogo do hormônio paratireóide usado no tratamento da osteoporose pois estimula a formação de osso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial